PLANO DE DESENVOLVIMENTO EUROPEU
2017/2020
Enquadramento
O Projeto Educativo 2017/20 do AEA dá continuidade ao trabalho desenvolvido sob o lema “Aprender, Crescer, Ser” do Projeto Educativo 2014/17 e assume a necessidade de “...procurar caminhos assentes em conhecimento, experiência e vontade de arriscar em projetos de inovação pedagógica. Porque se ensinamos para um mundo que desconhecemos, temos de ousar fazer diferente, conscientes do risco mas igualmente da necessidade de ir ao encontro de cada um dos nossos alunos. A adesão do Agrupamento ao projeto-piloto de Autonomia e Flexibilização Curricular representa a possibilidade de proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem mais significativas e que requerem condições e espaços próprios, físicos e curriculares, para uma implementação eficaz”.
A linha de atuação que tem pautado a nossa prática assenta na valorização do trabalho colaborativo e da inovação pedagógica considerando-se estas como fundamentais na promoção do sucesso dos alunos e no desenvolvimento profissional dos professores. Na continuidade das práticas que caracterizam o Agrupamento, considera-se o processo de internacionalização da escola como um passo necessário para a melhoria da qualidade do sucesso, pela formação que pode proporcionar aos seus agentes educativos.
Objetivos
-
Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do pessoal docente através de formação nas áreas-chave definidas nos documentos orientadores da ação no Agrupamento:
-
estratégias de sala de aula centradas no trabalho dos alunos;
-
trabalho colaborativo docente no contexto da flexibilização curricular, valorizando a interdisciplinaridade e as competências de cidadania;
-
avaliação das aprendizagens, valorizando o processo de autorregulação do aluno.
-
-
Estabelecimento de contactos com outras culturas e realidades educativas, para promover parcerias para partilha de experiências e possibilidade de desenvolvimento de projetos comuns;
-
Aquisição de conhecimento sobre modos de organização do ensino e da aprendizagem em contexto europeu;
-
Desenvolvimento de competências linguísticas através do trabalho com congéneres europeias;
-
Aquisição de conhecimento que facilite a inclusão dos alunos estrangeiros na escola.