top of page

DISSEMINAÇÃO

No início de julho de 2019, para a comunidade docente do AEA e para outras escolas de Lisboa e outros centros qualifica, foi realizado um workshop de divulgação do projeto realizado no âmbito do Erasmus+ - "As TIC como resposta aos desafios da Educação e Formação de Adultos" e experimentação de ferramentas digitais adquiridas durante os cursos estruturados no âmbito das mobilidades.

Foi realizada, de 26 de fevereiro a 28 de março de 2019,  formação de 25 horas para professores de diversas escolas de Lisboa,  no âmbito do Erasmus+ - "As TIC como resposta aos desafios da Educação e Formação de Adultos" , o que permitiu promover a difusão das competências adquiridas a toda a comunidade de escolas de Lisboa associadas ao Centro de Formação de Professores João Soares e a outros professores envolvidos em atividade com adultos em outros centros qualifica. A formação foi um sucesso, que se reflete no elevado número de solicitações que o centro de formação recebeu para que sejam realizados novos grupos desta formação, o que está a ser equacionado realizar-se a partir de setembro de 2019

Foi dinamizada, pela professora Paula Baptista, em parceria pedagógica uma sessão onde foram exploradas  várias das competências trazidas dos cursos de formação em que a docente esteve em mobilidade. A atividade dirigiu-se a alunos dos cursos noturnos. A introdução destas novas metodologias com enfoque nas ferramentas digitais, permitiu facultar aos formandos a possibilidade de participar mais ativamente na sua aprendizagem e com mais motivação.

Foi dinamizada, pela professora Ana Maria Almeida, em parceria pedagógica, uma sessão onde foram exploradas  várias das competências trazidas dos cursos de formação em que a docente esteve em mobilidade. A atividade dirigiu-se a alunos dos cursos de educação e formação de adultos. A sessão foi muito dinâmica, concluindo-se que o uso deste tipo de ferramenta e outras análogas, permitiram uma maior motivação dos adultos e foram facilitadores das aprendizagens

No dia 4 de Abril de 2019 foi dinamizada, pela professora Teresa Ribeiro, em parceria pedagógica com a formadora Sofia Lourenço, focada na utilização das TIC enquanto estratégia de ensino aprendizagem centrada no trabalho do adulto e promovendo a aprendizagem livre e à distância. A atividade dirigiu-se a alunos dos cursos noturnos da turma EFA 2 B3.

P_20190404_212716.jpg
P_20190404_213549.jpg

No dia 12 de Fevereiro de 2019 foi dinamizada, pelos professores Maria Gabriel Katzeistein e Daniel Feliz, uma sessão com adultos de uma turma de curso EFA, relativa a conceitos económicos. Foram divulgadas algumas das aplicações abordadas na formação em Malta frequentada por estes professores. Foi utilizado o Prezi para apresentação dos conceitos económicos, tentando que os alunos interviessem na aula com os seus conhecimentos, o que permitiu que a aula decorresse sempre de uma forma participativa. Depois da apresentação, foram testados os conhecimentos dos alunos presentes através da aplicação do Kahoot, que foi muito bem aceite pelos alunos e que devido ao facto de estimular uma competição saudável, permitiu que a aula terminasse de uma forma bastante animada, tendo os alunos no final da sessão mostrado vontade de aplicar estas novas tecnologias. 

52598648_1178188372330922_11273962734485
fotografia 2.JPG

No dia 12 de dezembro na ESPAV realizou-se uma atividade dinamizada pelas professoras Mariana Cristina Rydin e Ana Maria Almeida em parceria pedagógica com a formadora Carla Carriço, focada na utilização das TIC enquanto estratégia de ensino aprendizagem centrada no trabalho do adulto e promovendo a aprendizagem livre e à distância. A atividade dirigiu-se a alunos dos cursos noturnos da turma EFA 2 B3.

erasmus3.jpg
erasmus1.jpg
erasmus2.jpg

No dia 11 de outubro foi dinamizada uma sessão de formação destinada aos formadores que desempenham funções nos processos de RVCC relativa a novas metodologias de trabalho utilizando as TIC como facilitadoras dos processos de ensino-aprendizagem autónomos, tendo como referência os conteúdos abordados nos cursos estruturados frequentados ao abrigo das mobilidades do projeto Erasmus+.

bottom of page